Dodge Viper será aposentado de vez, anuncia Fiat Chrysler.

capaÍcone da marca, ‘muscle car’ sai de linha aos 25 anos, com séries especiais. Ele chegou a ter a ‘morte’ anunciada em 2010, mas voltou em 2012.

O fim do Dodge Viper foi anunciado pela Fiat Chrysler nesta terça-feira (21). Apesar de ter tido um “hiato” entre 2010 e 2012, quando a Chrysler foi comprada pela Fiat, o modelo só sairá de linha após 25 anos. O aniversário e a despedida serão marcados pelo lançamento de 5 modelos de edição limitada na linha 2017.
As encomendas podem começar a ser feitas nesta sexta (24); os preços não foram divulgados. Todos os modelos poderão ser personalizados com os nomes dos donos.
Os 5 são equipados com motor 8.4 litros V10 de 654 cavalos e 82,95 kgfm de torque, o maior para um esportivo com motor aspirado (sem turbo), de acordo com a marca.
Conheças as 5 edições limitadas:

Viper 1:28 Edition ACR

1
Homenageia o recorde de volta mais rápida de um carro de produção em Laguna Seca, na Califórnia, estabelecido com o atual modelo ACR, em outubro passado. O tempo foi 1:28.65, daí o nome 1:28 na série. O carro tem pintura preta e listras vermelhas até o spoiler traseiro, assim como a edição especial que lembrava o recorde anterior, 1:33, de 2010. Serão produzidas 28 unidades.
Viper GTS-R Commemorative Edition ACR

2
Homenageia a pintura icônica do veículo, branca com listras azuis, usada na série Viper GTS-R GT2 Championship Edition, de 1998 (na foto acima). Serão produzidas 100 unidades dele, o mesmo número da série história de 18 anos atrás, que foi criada para comemorar o título de 1997 da GT2.
Viper VoooDoo II Edition ACR

3
Feito a partir da série Viper VooDoo, de 2010, com pintura preta e listras metálicas em grafite com contorno vermelho. Ela terá 31 unidades à venda, o mesmo número da edição limitada na qual se inspira.
Viper Snakeskin Edition GTC

4
A pintura verde com listra que imita pele de cobra foi inspirada na série de 2010 chamada Snakeskin (“pele de cobra”, em inglês) ACR. Ela terá menos unidades que a original: serão 25.
Dodge Dealer Edition ACR
Esta edição de 33 unidades será oferecida apenas nas duas concessionárias (“dearlers”, em inglês) da Dodge com maior volume de vendas do Viper, uma no Texas e outra em Illinois. A pintura é branca e a listras azul e vermelha.
A história
O Viper foi lançado em 1992, para substituir o Shelby Cobra, e, desde então, a Dodge e a SRT produziram 30 mil unidades em Detroit – o modelo nunca foi muito bom de vendas. Primeiro, era fabricado na fábrica Mack Avenue (1992–1994); depois, passou para a Conner Avenue.
Com a compra da Fiat pela Chrysler, ele chegou a ter a produção interrompida em 2010, inclusive com uma série de edições especiais -várias delas revisitadas agora- e a “última”, dourada, foi comprada por uma colecionadora do Texas. Mas uma nova geração foi anunciada logo depois e lançada em 2012. Ou seja, o Viper “pulou” o ano de 2011.

5
O modelo 2012, então sob a marca SRT, foi visto no Brasil durante o Salão de São Paulo daquele ano. Foi só um “gostinho”, pois o supercarro nunca chegou a ser vendido oficialmente no Brasil, apenas por importadoras independentes.

6
“O Dodge Viper tem tido uma grande trajetória e, 25 anos após o lançamento, deixa o mundo dos supercarros ainda atingindo recordes”, resume Tim Kuniskis, diretor de carros do grupo FCA.

Fonte: g1.globo.com