Jeep e Chrysler iniciam conserto de problema que envolvia carro de ator.

grand_cherokee_diesel-6596Recall do câmbio foi anunciado em maio, mas conserto não estava disponível. Anton Yelchin morreu aos 27 anos, esmagado por seu Grand Cherokee.

A Fiat Chrysler (FCA) anunciou nesta quarta-feira (31) o início dos atendimentos no Brasil de um recall anunciado em maio para o Jeep Grand Cherokee, modelos 2014 e 2015, e o Chrysler 300, modelos 2012 e 2014. Serão atualizados os programas de computador do câmbio automático dos veículos envolvidos.

O objetivo é impedir que os motoristas saiam do veículo sem posicionar o câmbio na posição “P” (Park) No modelo de câmbio adotado nesses carros, parecido com um joystick, a alavanca retorna sempre à posição central. Isso pode confundir motoristas, pensando que colocaram o carro no modo de estacionamento quando o veículo estaria em outra marcha e, caso o freio de estacionamento não tenha sido acionado, poderia se movimentar.

O problema é o mesmo que pode ter provocado a morte do ator Anton Yelchin, de “Star Trek”, que foi esmagado pelo próprio carro em junho deste ano, aos 27 anos, em Los Angeles. O Grand Cherokee dele estava envolvido no recall, que foi anunciado nos Estados Unidos 1 mês antes do Brasil. A ligação entre a falha e a morte de Yelchin ainda é investigada, mas a família do ator decidiu processar o grupo FCA.

CHASSIS ENVOLVIDOS (não sequênciais):
de 2C3CCAEG9CH114454 a 1C4RJFBM7FC918486

No total, 5.525 proprietários estão convocados no Brasil. As versões com motor a gasolina já podem agendar o reparo gratuito a partir desta quarta-feira (31), por meio dos telefones 0800 7037150 (Jeep) e 0800 7037140 (Chrysler).
Os donos de veículos afetados com motor a diesel precisarão esperar até 15 de setembro para fazer o agendamento. O conserto deve levar aproximadamente 3 horas, informou a fabricante.
Enquanto o software não é atualizado, a FCA pede para que os condutores sigam as regras previstas no manual para sempre posicionar o câmbio na função “P”, acione o freio de estacionamento e desligue o motor.

Morte nos EUA

antonyelchin

Yelchin morreu em 19 de junho, ao ser esmagado contra uma pilastra da caixa de correios feita de tijolos da sua casa em Los Angeles. Seu carro havia recuado na entrada íngreme da garagem.
O recall dos modelos foi convocado em abril nos EUA, após relatos de 117 colisões e 28 lesões ligadas ao problema na caixa de câmbio.

A família do ator entrou com processo contra a FCA. O grupo reiterou suas condolências pela “trágica perda”, mas diz que é “prematuro” especular sobre a causa da morte.

Fonte: g1.globo.com