Marcas chinesas são as piores em testes de colisão; confira ranking.

lifan-volanteChevrolet está logo atrás de marcas chinesas na América Latina. Ranking foi feito com média de estrelas obtidas no Latin NCap.

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCap) lançou nesta segunda-feira (16) um ranking de desempenho das marcas nos testes de colisão de veículos novos, que apontaram falhas principalmente em marcas chinesas.
Desde 2010, a instituição avaliou mais de 60 modelos vendidos na região e fez uma média com as estrelas obtidas por cada fabricante – algumas tiveram apenas 1 ou poucos modelos testados.
Além disso, o Latin NCap divulgou o resultado de 6 modelos novos, incluindo Honda HR-V e Ford Ka+.
Confira o ranking do Latin NCap por marcas (média de estrelas):

1. Jeep, Seat – 5.0 estrelas
2. Honda – 4.8 estrelas
3. Toyota – 4.5 estrelas
4. Citroën, Volkswagen – 4.0 estrelas
5. Ford – 3.8 estrelas
6. Hyundai, Peugeot, Renault, Suzuki – 2.3 estrelas
7. Nissan – 2.2 estrelas
8. Fiat – 2.0 estrelas
9. Chevrolet – 1.8 estrela
10. JAC – 1.0 estrela
11. Chery, Geely, Lifan – 0 estrela

Melhores
A Jeep foi avaliada apenas com o Renegade, fabricado no Brasil, e por isto ficou com a média máxima ao lado da Seat, subsidiária da Volkswagen, que obteve a mesma nota com 2 modelos testados (Leon e Leon ST).
A japonesa Honda teve 3 modelos avaliados na última rodada e ficou com média de 4,8 estrelas. O HR-V foi o 2º modelo nacional a receber 5 estrelas para a proteção de adultos e de crianças, seguindo o rival Renegade.
Em rodada anterior, o Volkswagen Golf feito no México e o Ford Focus argentino, que são exportados para o Brasil, também tiveram nota máxima, mas apenas para adultos.

Piores
As chinesas Geely, Lifan e Chery, que tiveram apenas um teste cada uma, “zeraram” no ranking com modelos sem airbags, como Lifan 320, que não é mais vendido no Brasil. A Jac Motors participou com o J3 (com airbag duplo em 2012) e ficou com média de 1 estrela.
Pouco acima das chinesas, a média da Chevrolet foi puxada para baixo por causa de versões sem airbags, vendidas no Brasil até 2013 e atualmente em outros países da América Latina. Na última rodada, o Aveo vendido no México acabou sem nenhuma estrela, por não ter airbags em sua versão mais básica.
O Latin NCap sempre testa o modelo mais simples em segurança disponível no mercado. “Vários fabricantes na região da América Latina trabalham para atingir as 5 estrelas nos testes. (…) É simplesmente inaceitável que em 2015 um fabricante como General Motors produza carros zero estrela”, afirmou em nota Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCap.
Em 2011, Celta e Corsa foram testados sem airbag e tiveram apenas 1 estrela para passageiros adultos. Em 2013, o Agile saiu com zero estrela para adultose 2 para crianças – mesmo desempenho do Spark no ano seguinte.
Nem mesmo as 4 estrelas do Cruze (2011) e do Malibu (2013) foram suficientes para melhorar a média da Chevrolet. O Onix foi testado no ano passado e obteve 3 estrelas para adultos e 2 estrelas para crianças.

Fonte: g1.globo.com