A evolução do GPS: como o sistema de navegação pode proteger até seu para-choque

Função de mapeamento começa a se integrar com outros recursos do automóvel para trazer mais conforto e eficiência. (Por Rodrigo Ribeiro)

Nem parece, mas já faz mais de dez anos que o GPS é oferecido em carros nacionais. O sistema de posicionamento global já era popularizado na indústria e em áreas tão distintas como a de alpinismo e extração de petróleo, mas só em 2008 o Fiat Linea passou a oferecer o recurso para dar aquela ajuda extra na hora de procurar um caminho.

Pelo menos no Brasil, o Waze foi uma das poucas adições ao recurso entre os carros nacionais. Mas as fabricantes vêm usando o GPS para adicionar diversas funcionalidades aos veículos, indo de frugalidades como o ar-condicionado até a melhora na segurança em trânsito urbano.

Agora os faróis são capazes de virar antes do carro iniciar a curva (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Um dos primeiros recursos extras que o GPS permitiu foi a melhora da iluminação. A indústria já usava faróis adaptativos há décadas, mas no começo eles eram restritos ao volante: o facho só virava quando o motorista iniciava a curva. Os satélites mudaram isso, e permitiram ao carro “saber” a proximidade de uma curva ou esquina muito antes. Assim é possível, por exemplo, alargar o facho ao se aproximar de um cruzamento, para ver a presença de pedestres, ciclistas ou outros carros ao redor.

O GPS avisa sobre a presença e duração de descidas para otimizar a “banguela” eletrônica (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

O câmbio foi outro rapidamente integrado ao GPS, graças aos caminhoneiros. No transporte de cargas eficiência é tudo, e manter o motor sempre na rotação ideal significa um bom dinheiro economizado na hora de reabastecer.

Por isso, a Mercedes e outras grandes fabricantes integraram os mapas do sistema de posicionamento aos caminhões, que podem reduzir as marchas antes do veículo perder o embalo em uma subida ou curva mais fechada. As descidas também ficaram mais seguras, já que toda a central eletrônica dos peso-pesado sabem com antecedência a inclinação e extensão das estradas, podendo aproveitar a inércia sem o risco de sobrecarregar os freios.

A mesma Mercedes adicionou aos seus carros de passeio o ar-condicionado integrado ao GPS. Aqui a função é simples, mas prática: o recirculador desses modelos é ativado sempre que o carro se aproxima da entrada de um túnel, reabrindo a captação de ar externo ao sair dele.

Nos novos modelos da BMW a câmera frontal pode ser ligada sozinha usando o GPS (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Já a conterrânea BMW acoplou o acesso dos satélites ao sistema de câmeras frontal dos carros. Isso permite aos motoristas que programem saídas de garagem ou esquinas de difícil visualização no GPS.

Assim, sempre que se aproximarem desses locais, a câmera frontal do carro é ativada automaticamente, oferecendo uma visão extra ao motorista. E, nos últimos meses, a empresa oferece um aplicativo que memoriza o lugar onde você sempre abre o vidro (como próximo a um parque) e repete o procedimento sozinho na próxima vez que você passar pelo mesmo local.

O comando ao lado do botão do ESC ativa o sistema que levanta a dianteira do Corvette – que é integrado ao GPS (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

novo Chevrolet Corvette C8 também conta com um recurso vinculado ao GPS programável pelo condutor. No esportivo a central eletrônica pode gravar todos os locais onde o sistema que levanta a dianteira em 4 cm é ativado. Podem ser memorizados até 2.000 pontos, como valetas, lombadas e rampas, e o carro passará a levantar a dianteira sozinho sempre que se aproximar deles.

Aplicativo da Porsche te ensina a andar mais rápido na pista de corrida (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

A Porsche usa o GPS para quem quer andar rápido. Desde 2015 a marca oferece um aplicativo de celular onde é possível baixar pistas de corrida. O software, então, compara a linha que o carro fez na pista com o traçado ideal, mostrando onde é possível andar mais rápido. Nos modelos mais recentes o recurso ficou ainda mais prático e permite que o próprio motorista grave um circuito próprio, como uma pista particular.

Vincular o GPS com pistas de corrida é algo que a Nissan também faz desde a década passada, mas para “vigiar” seus clientes. No caso, o superesportivo GT-R só desligava seu limitador eletrônico de velocidade caso ele detectasse que estava dentro de um autódromo.

Nos primeiro GT-R o limitador de velocidade só era desativado quando o carro entrava em uma pista de corrida (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Saber que seu carro monitora sua localização o tempo inteiro não é a informação mais agradável para quem busca privacidade. Mas, na maioria dos modelos, a localização obtida pelo GPS é informada apenas para o próprio veículo, e não é enviada para nenhuma central externa. Isso, porém, deve começar a mudar com a popularização da condução semi-autônoma, que demanda maior conexão entre os carros para melhorar o controle do tráfego.

Esses novos recursos, por enquanto, não significam perda de privacidade, mas é ilusão achar que dá para escapar do monitoramento quando quase todo mundo leva no bolso um dispositivo passível de rastreamento constante: os nossos celulares.

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Fonte: Matéria adaptada do portal https://autoesporte.globo.com/
Para ver a matéria na íntegra, acesse o link: https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2020/08/evolucao-do-gps-como-o-sistema-de-navegacao-pode-proteger-ate-seu-para-choque.ghtml