Acidentes com carros elétricos exigem preparo diferenciado dos bombeiros

nissan-leaf-cortado-1558539474332_v2_1170x877Arquitetura característica e corrente elétrica trazem novas necessidades para o resgate; movimentos errados podem colocar em risco profissionais e ocupantes.

Os carros elétricos estão, aos poucos, chegando ao mercado brasileiro. A tecnologia tem inúmeros pontos positivos, como a questão ambiental, o baixo consumo e a segurança, mas traz novos parâmetros para manutenção e resgate. Pensando nisso, a Nissan resolveu apoiar o maior treinamento de resgate veicular da América Latina, o Holmatro Rescue Experience, e ensinar a 170 bombeiros brasileiros como salvar vítimas de acidentes com carros elétricos.

A oficina de carros elétricos contou com treinamento teórico e também prático, com a utilização de modelos Nissan Leaf na simulação dos resgates.

Assim, representantes de equipes de bombeiros de 17 estados do Brasil puderam aprender as principais características de um veículo elétrico, seus pontos de avaliação no momento de um resgate, os procedimentos para desligamento do sistema de energia e como proceder nas intervenções.

Para ser ainda mais realista, a simulação incluiu o corte da carroceria dos carros para acesso aos ocupantes.

Os carros elétricos são equipados com os mais avançados recursos de segurança veicular – uma garantia de proteção aos ocupantes -, mas têm algumas características e arquitetura diferenciada de carroceria. Fato que justifica a importância dos bombeiros se familiarizem com a novidade.

O despreparo no resgate das vítimas de acidentes com carros elétricos pode resultar em choques e até incêndio. Isso porque os veículos possuem trânsito de corrente contínua.

treinamento-de-bombeiros-para-salvamentos-em-acidentes-de-transito-com-carros-eletricos-nissan-leaf

Preparando-se para comercializar oficialmente o Leaf no Brasil, a Nissan afirma incentivar as pesquisas e desenvolver o ciclo de vida completo dos elétricos no país. A fabricante já oficializou parcerias com universidades e instituições para o estudo e criação de tecnologias e infraestrutura com foco na mobilidade elétrica.

Fonte: https://autopapo.com.br