Como Limpar Metal Cromado

Com aquele brilho espetacular, não surpreende que objetos cromados sejam tão procurados no mercado. No entanto, a fragilidade do cromo o torna suscetível a danos por produtos químicos abrasivos. Como poeira e detritos ficam muito evidentes em superfícies cromadas, é importante limpá-las com frequência. A sujeira aparente pode ser removida com uma simples solução de água e sabão, e um produto de limpeza específico para objetos cromados dará conta da sujeira profunda. Depois da limpeza, o polimento é recomendável.

Método 1 – Limpando metal cromado com sabão e água

Passo 1 – Encha um balde com água quente. 

Como em qualquer tipo de limpeza, limpar o cromo será bem mais fácil se a água estiver pelo menos morna. Preencha com água morna ou quente dois terços de um balde. Caso esteja lidando com um objeto pequeno, ignore o balde — apenas embeba uma toalha em água quente e sabão.

Passo 2 – Adicione sabão à água.

Despeje no balde uma quantidade suficiente de sabão para criar bolhas na superfície. O tipo de sabão que se pode usar varia de acordo com o objeto. Qualquer sabão brando é adequado para o cromo, mas escolha um produto que também não agrida a superfície que o rodeia. Se você vai limpar as partes de um carro, por exemplo, use um produto indicado para carros. Limpadores domésticos são adequados para a maioria dos objetos cromados.

Havendo alguma dúvida, leia o rótulo do produto. Ele certamente oferecerá alguma indicação dos materiais em que pode ou não ser aplicado.

Passo 3 – Esfregue a superfície cromada com uma esponja ou um pano não abrasivos.

 Mergulhe parte do pano ou esponja na solução de sabão e esfregue o objeto em gestos delicados e circulares. Restrinja a limpeza a uma pequena área por vez. Para evitar danos e riscos, seque cada área muito bem com um pano separado antes de partir para a próxima.

Se a água estiver muito quente, mergulhe nela apenas a ponta do tecido. Embeba o pano sempre que ele ficar muito seco.

Passo 4 – Limpe reentrâncias com uma escova de dentes.

Certos objetos cromados, como calotas de carros, têm áreas difíceis de alcançar. Para tirar a sujeira delas, basta mergulhar uma escova de dentes na solução de sabão e esfregá-las.

Você pode usar uma velha escova de dentes, contanto que as cerdas estejam intactas. Além de ineficiente, uma escova sem boas cerdas poderia danificar a superfície cromada, dependendo da força que você imprimir.

Passo 5 Ao terminar de limpar, seque bem.

Qualquer umidade deixada para trás se transformará em marcas. Use uma toalha limpa para secar o objeto, usando gestos delicados e circulares para evitar danos.

Passo 6 – Esfregue a superfície com papel-alumínio.

O principal componente desse material, o alumínio, é um metal menos rígido que o cromo, e portanto pode ser usado no polimento de superfícies cromadas. Quase toda cozinha tem um rolo de papel-alumínio. Após terminar a limpeza, corte uma tira do papel e esfregue-a no objeto para trazer o antigo brilho de volta.

Método 2 – Usando um produto de limpeza

Passo 1 Escolha um produto de limpeza.

Já que o cromo é um metal relativamente delicado, produtos de limpeza brandos são os mais indicados para ele. A maioria da sujeira será eliminada apenas com água e sabão. Eis alguns produtos de limpeza que podem ser usados em metal cromado:

Óleo de bebê;

Álcool;

Refrigerante de cola;

Limão e bicarbonato de sódio.

Você também pode usar um spray de limpeza doméstico. Sprays para a cozinha ou banheiro normalmente são adequados para objetos cromados

Passo 2 – Use a substância mais branda primeiro.

Se você tem vários produtos à disposição, comece pelo mais leve. Limpar o cromo geralmente não requer o uso de nenhuma solução agressiva, o que é bom, pois ele é um metal frágil e só deve ser exposto a produtos fortes quando os mais suaves se mostrarem ineficazes.

Passo 3 – Despeje o produto numa toalha. 

Assim como na etapa anterior, mergulhe a ponta de uma toalha limpa no produto. Se estiver usando um spray, borrife-a. Usar a toalha dá a você um maior controle da quantidade do produto de limpeza.

Você pode usar papel-toalha se não houver uma toalha de pano à disposição, mas, dependendo do tamanho do objeto, talvez seja necessário usar várias folhas.

Passo 4 – Esfregue a superfície em círculos.

Com a toalha embebida do produto, aplique-o no objeto metálico em gestos suaves, circulares. Havendo alguma sujeira resistente, exerça uma pressão um pouco maior. O revestimento de cromo pode suportar uma força considerável sem se danificar.

Passo 5 – Feito isso, enxágue e seque a superfície.

Remova o produto de limpeza com uma toalha embebida em água morna. O próximo passo é providenciar uma toalha limpa e secar totalmente a superfície, também em movimentos circulares.

Se o objeto não for seco, ficará com marcas aparentes.

Método 3 – Polindo o metal cromado

Passo 1 – Faça o polimento com óxido de alumínio.

Substância capaz de remover pequenas partículas da superfície cromada, o óxido de alumínio deixará um acabamento liso e brilhante. Despeje-o numa toalha e esfregue-o contra o objeto em movimentos circulares.

Passo 2 –

Tire a ferrugem com palha de aço.

 Fissuras no revestimento de cromo tendem a acumular ferrugem, que não pode ser removida apenas com um produto químico. Tal problema exige também uma ação mecânica. Raspe toda a ferrugem que puder com a palha de aço. Embora seja impossível restaurar totalmente um objeto cromado depois que ele é acometido pela ferrugem, raspá-la frequentemente melhorará muito sua aparência.

Encerar e fazer o polimento da superfície após a raspagem da ferrugem melhora o acabamento ainda mais.

Passo 3 – Encere o objeto.

A cera é o material mais indicado para o polimento de objetos cromados. Aplique-a de maneira homogênea com um pano limpo, depois retire-a com outro pano limpo.

Passo 4 – Para uma limpeza rápida, passe um pano molhado no objeto e seque-o em seguida.

 Apesar de simples, essa medida pode revigorar o objeto imediatamente. Se o revestimento estiver opaco, empoeirado ou marcado com impressões digitais, basta limpá-lo com um pano úmido e depois secá-lo com um pano limpo.

Dicas:

Se houver esta opção, remova o objeto do lugar onde está encaixado (como o painel do carro) para poder limpá-lo com mais facilidade numa bancada.

Limpe a superfície uma área por vez, sempre terminando uma antes de partir para a próxima. Isso evita que você deixe alguma parte sem limpar.

Avisos:

O cromo é um metal relativamente frágil. Evite usar nele produtos químicos agressivos e limpadores industriais.

Não esfregue o metal com muita força nem por muito tempo.

Fonte: https://pt.wikihow.com/Limpar-Metal-Cromado