Como tirar risco da pintura do carro?

A lataria é um dos componentes mais sensíveis de um automóvel. Uma leve aproximação no veículo da frente, uma simples encostada na parede ou mesmo o contato com a poeira, são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento de riscos na pintura.

Não podemos negar que todo motorista concorda que, ao ver o seu carro com riscos na pintura, imediatamente vem aquela angústia e preocupação para saber como aquilo ocorreu.

Além do transtorno na aparência, há o gasto financeiro para a resolução do problema.

Cuidar periodicamente da parte externa do carro pode ser uma ótima estratégia para evitar a desvalorização na hora de revender o modelo. Além disso, obviamente existem outros benefícios, como impedir que haja problemas na lataria.

Você sabia que a pintura do carro é composta por três camadas? São elas: primer, tinta e verniz.

Por ordem, primeiro temos o verniz, sendo a parte superior, na sequência, a própria tinta e, por último, o primer, que é a base. Todas são superfinas, equivalendo juntas a dois fios de cabelo.

A maioria dos riscos fica diretamente no verniz. Dependendo da situação, existem algumas maneiras para a resolução do incidente.

Ao identificar, em primeiro lugar, realize uma leve limpeza no local riscado. Borrife essa área com um pouco de água para remover areias de outras impurezas. Feito isso, é só secar e passar para a etapa de avaliação.

Para pequenas danificações, como risco de unha de animais domésticos ou materiais metalizados de calça jeans e chaves, basta utilizar a cera, esfregando levemente com um pano até sumir.

Se ele for mais profundo, utilize a massa de polir. Deve-se tomar muito cuidado, pois esse material é mais abrasivo. Coloque um pouco em cima do risco, esfregue com um pano e veja se a deformação some.

Outra opção é a politriz, que deve ser manuseada por uma pessoa com pleno conhecimento em pintura e polimento. O equipamento é pesado e não pode em hipótese alguma ficar parado sobre a tinta, havendo o risco de danificar a lataria.

Por fim, sendo o mais “radical” de todos, temos a famosa lixa 200. Assim como a politriz, a lixa deve ser manuseada por um profissional. Mesmo utilizando-a com água, existe o perigo de suceder erros, podendo remover a camada de verniz e possibilitando que a pintura fique opaca e esbranquiçada.

O risco mais profundo é aquele que atinge o primer, a última camada. Com o problema, você verá o risco de outra cor, geralmente branco. Neste caso, não há o que fazer, sendo a única solução pintar aquela peça ou o carro inteiro (em casos extremos).

Algumas oficinas de pintura são bem estruturadas e conseguem realizar o serviço com muita eficiência. Elas utilizam aparelhos capazes de medir a espessura da pintura, verificando o estado em que se encontra o verniz e indicando o melhor método para a solução.

Pensou em martelinho de ouro, lataria, pintura, espelhamento, conserto de rodas ou restauração de carros antigos, fale com a gente pelos fones 41 3085-5853 / 41 3049-4342 ou pelo WhatsApp 41 9 9626-3761 ou então venha nos fazer uma visita a Rua Conselheiro Dantas, 326, bairro Prado Velho.  www.jassamartelinho.com.br

Por: Darlan Helder

Matéria adaptada do portal: https://www.noticiasautomotivas.com.br

Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.noticiasautomotivas.com.br/como-tirar-risco-da-pintura-do-carro/#Apareceu_um_risco_na_pintura_do_meu_carro_O_que_fazer