Como tirar risco da pintura do carro?

A lataria é um dos componentes mais sensíveis de um automóvel. Uma leve aproximação no veículo da frente, uma simples encostada na parede ou mesmo o contato com a poeira podem contribuir para o surgimento de riscos na pintura.

Todo motorista concorda que, ao ver o seu carro com riscos na pintura, imediatamente vem aquela angústia e preocupação para saber como aquilo ocorreu. Seja você alguém mais cuidadoso ou não, esse sentimento é comum a todos nós.

E além do transtorno na aparência, há o gasto financeiro para a resolução do problema.

Cuidar periodicamente da parte externa do carro pode ser uma ótima estratégia para evitar a desvalorização na hora de revender o modelo. Além disso, obviamente existem outros benefícios, como impedir que haja problemas na lataria.

Você sabia que a pintura do carro é composta por três camadas? São elas: primer, tinta e verniz.

Por ordem, primeiro temos o verniz, sendo a parte superior, na sequência, a própria tinta e, por último, o primer, que é a base. Todas são superfinas, equivalendo juntas a dois fios de cabelo.

A maioria dos riscos fica diretamente no verniz. Dependendo da situação, existem algumas maneiras para a resolução do incidente.

Ao identificar, em primeiro lugar, realize uma leve limpeza no local riscado. Borrife essa área com um pouco de água para remover areias de outras impurezas. Feito isso, é só secar e passar para a etapa de avaliação.

Para pequenas danificações, como risco de unha de animais domésticos ou materiais metalizados de calça jeans e chaves, basta utilizar a cera, esfregando levemente com um pano até sumir.

Se ele for mais profundo, utilize a massa de polir. Deve-se tomar muito cuidado, pois esse material é mais abrasivo. Coloque um pouco em cima do risco, esfregue com um pano e veja se a deformação some.

Outra opção é a politriz, que deve ser manuseada por uma pessoa com pleno conhecimento em pintura e polimento. O equipamento é pesado e não pode em hipótese alguma ficar parado sobre a tinta, havendo o risco de danificar a lataria.

Por fim, sendo o mais “radical” de todos, temos a famosa lixa 200.

Assim como a politriz, a lixa deve ser manuseada por um profissional. Mesmo utilizando-a com água, existe o perigo de suceder erros, podendo remover a camada de verniz e possibilitando que a pintura fique opaca e esbranquiçada.

O risco mais profundo é aquele que atinge o primer, a última camada. Com o problema, você verá o risco de outra cor, geralmente branco. Neste caso, não há o que fazer, sendo a única solução pintar aquela peça ou o carro inteiro (em casos extremos).

Algumas oficinas de pintura são bem estruturadas e conseguem realizar o serviço com muita eficiência. Elas utilizam aparelhos capazes de medir a espessura da pintura, verificando o estado em que se encontra o verniz e indicando o melhor método para a solução.

Avalie o risco antes de reparar

Antes de tomar qualquer decisão entre as que passamos acima, é importante frisar que cada técnica deve ser utilizada para danificações em específico.

Por isso, analise o que ocorreu na lataria e, se for simples, você poderá realizar o serviço em sua própria casa e apenas com pano e cera.

Se perceber que é mais grave, chegando principalmente no primer, procure por uma oficina de confiança para realizar o reparo. Sem experiência, o resultado pode ficar pior do que estava.

Cinco dicas para proteger a pintura do seu carro

Para lhe ajudar a manter a pintura do carro sempre em boas condições, preparamos abaixo cinco dicas essenciais para auxiliar na proteção, evitando manchas e preservando-a por mais tempo.

1) Lave o veículo a cada duas semanas. Confira se não há partículas no balde d’água que podem afetar a pintura. Além disso, opte por produtos especializados para a limpeza de automóveis. Para acompanhar, use esponjas não abrasivas e pano de microfibra.

2) Antes de levar o automóvel direto na oficina, analise se não há outros riscos que podem agravar num futuro próximo. Assim será possível fazer apenas uma reparação.

3) As fezes de passarinho podem também prejudicar a pintura, em razão disso, deve-se interromper o ciclo de penetração dos componentes das fezes. Isso exige removê-las o mais rápido possível com água e sabão neutro.

4) Os produtos químicos afetam também a pintura, como solventes, querosene, piche de asfalto e outros derivados do petróleo, além de maresia e água de praia. Por isso, lave a área sempre que houver contato com esses produtos.

5) Por último, além da chuva ácida, o calor também pode causar danos ao longo do tempo. A superfície do veículo pode chegar a 60 °C, ocasionando deteriorações. Para evitar isso, jamais deixe acumular impurezas sobre o seu carro, pois elas proporcionam o surgimento de manchas na lataria e vidros.

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Por Darlan Helder

Matéria adaptada do portal: https://www.noticiasautomotivas.com.br/

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