Donos de veículos já podem obter Certificado de Registro e Licenciamento 100% digital

1

 

Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal terão até 30 de junho para se adequarem à nova tecnologia.

A partir de 1º de janeiro passou a valer a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019, que estabelece a substituição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) físico pela via eletrônica, o CRLV-e. O Contran determinou o prazo de até 30 de junho para que os Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal (Detrans) se adequem ao novo formato do documento.

Caso prefira, o motorista/motociclista poderá, opcionalmente, utilizar uma via impressa do CRLV-e, que terá a mesma validade do documento digital. A diferença é que o documento será impresso em papel comum, validado por um QR Code específico. Mais vale aqui um aviso: o CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT).

Como obter o CRLV digital?

O cidadão deve baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular e cadastrar os dados do veículo na plataforma, que vai permitir a visualização do documento sem a necessidade de acesso à internet. O aplicativo, desenvolvido pelo Serpro, em parceria com o Denatran, já está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

Fonte: https://noticias.r7.com/