Maio Amarelo: a cada dia, quatro crianças perdem a vida no trânsito

6a130681171cb8522d8b75f626c2ed0dNeste ano, a companha de conscientização chama atenção para a necessidade de todos concentrarem seus cinco sentidos no trânsito, para torná-lo mais seguro.

Há seis anos o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) desenvolve companhas de conscientização sobre o trânsito. Em 2019, o tema do Maio Amarelo, aprovado pela Resolução nº 771 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “no trânsito, o sentido é a vida”. A proposta da vez é também incentivar os condutores a ouvirem as crianças, que tem como maior causa morte os acidentes envolvendo veículos.

“No trânsito, o sentido é a vida”, segundo o ONSV, foi inspirado na necessidade de todos estarem com os cinco sentidos atentos ao trânsito. Isso, claro, para transformá-lo num lugar seguro para passageiros, pedestres e ciclistas.

Ainda segundo o órgão, os materiais da campanha incentivam os motoristas a escutarem as crianças. É que elas possuem uma percepção mais eficaz do que é certo e o que é errado.

Faz sentido que os menores sejam protagonistas. Dados apontados pelo DataSUS afirmam que, entre 2005 e 2014, as mortes no trânsito na faixa etária de 0 a 4 anos cresceram 66% no Brasil. Nesse segmento, os óbitos saltaram de 119 para 197 ao ano.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) os acidentes envolvendo veículos são a maior causa de morte de jovens e crianças (10 a 19 anos) no mundo.

Vale lembrar que as cinco principais causas de acidentes de trânsito estão ligadas aos motoristas: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, falta de uso de capacete, cinto de segurança e equipamento de retenção para crianças. A informação é da OMS.

O Observatório chama a atenção para o fato de que os acidentes não simplesmente acontecem, eles são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para o diretor-presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, a maioria dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo, reforçou.
Durante todo o mês de maio, várias ações de conscientização acontecerão pelas ruas do país.

O material para divulgação da causa está disponível para uso gratuito de empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano.

Fonte: https://autopapo.com.br