Micro pintura automotiva: cubra riscos e pequenos danos sem gastar uma fortuna

Foi ao supermercado e alguém, sem querer, encostou o carrinho no seu carro e fez aquele risquinho? E aquela raladinha ao manobrar o carro no estacionamento apertado? Quem tem animais de estimação sabe que as unhas deles podem fazer arranhões na lataria do veículo… Há uma infinidade de problemas com a pintura do carro que irão necessitar de um leve reparo. Mas, para não agredir a pintura e recorrer a processos de funilaria mais complexos, uma nova técnica surge no mercado como um solucionador desses pequenos riscos: a micro pintura automotiva.

Os riscos e pequenos danos poderão ser resolvidos em pouco tempo, mantendo a integridade de boa parte da pintura. Os retoques na lataria são praticamente imperceptíveis e é um trabalho bem rápido, o que agiliza o conserto e a devolução do carro.

Tecnicamente falando, a micro pintura automotiva é um serviço de pintura para veículos onde a tinta é aplicada com ajuda de aerógrafo exatamente em cima do risco na lataria, sem que haja necessidades de lixas, raspagens ou processos agressivos e demorados. Existe uma variável desta técnica de funilaria chamada “spot repair”, no entanto, neste caso, não é usado caneta pneumática ou aerógrafo.

O serviço da micro pintura automotiva inicia-se por uma leve camada de tinta sobre o arranhão, escondendo o defeito e melhorando a estética do carro. Esse tipo de trabalho é indicado somente para arranhões, pois é algo muito preciso. Em batidas, riscos mais profundos, amassados, outros tipos de trabalhos são mais indicados, assim como o martelinho de ouro. Como é uma técnica automotiva totalmente artesanal, poucas pessoas têm domínio total sobre a micro pintura, por isso, busque por profissionais capacitados e que tenham ótimas referências para lhe mostrar.

Para que a aplicação da micro pintura seja feita, é exigido o máximo de cuidado e muita habilidade do pintor, isso vai garantir que apenas o local a ser restaurado seja pintado e o restante da peça permaneça intocável. Atualmente, muitos locais fazem um pequeno envelopamento da peça do veículo, sem que haja necessidade da desmontagem do local avariado em questão, e isolam apenas o lugar riscado ou arranhado. Isso garante que o trabalho seja mais assertivo e não haja problemas da tinta espirrar em outras partes.

Por Denis Marum

Matéria adaptada do portal: https://www.minutoseguros.com.br/

Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.minutoseguros.com.br/blog/micro-pintura-automotiva-cubra-riscos-pequenos-danos/#:~:text=Tecnicamente%20falando%2C%20a%20micro%20pintura,ou%20processos%20agressivos%20e%20demorados.