NOSTALGIA: AS CORES DOS CARROS QUE FORAM MODA EM DÉCADAS PASSADAS

Nos últimos anos, as cores branco e pérola se tornaram as cores preferidas dos compradores de automóveis, chegando a mais de 35% das vendas em alguns países. Quem tem boa memória, certamente lembrará que o prata e os tons de cinza dominaram as ruas na década passada.

Os aficionados por automóveis estão frequentemente em exposições de veículos clássicos e sabem com clareza quais eram as preferências dos consumidores em todas as décadas. Este post discorrerá brevemente sobre as cores mais populares em cada período e algumas especificidades.

Do início da indústria até o final dos anos 40 – Preto

O preto predominava, principalmente entre os veículos mais acessíveis. O vermelho também aparecia com frequência. Isso ocorria por uma dificuldade técnica: as outras cores demoravam mais a secar na fabricação e desbotavam com mais facilidade, pois os pigmentos disponíveis à época não conferiam boa durabilidade à pintura. O branco também era popular, mas ganhava aparência amarelada com facilidade.

As outras tonalidades apareceram com mais força no final dos anos 30.

Muitos veículos recebiam acabamento externo em madeira, especialmente os mais luxuosos. O acabamento interno dos carros de entrada era emborrachado e sempre na cor preta. Raramente havia carpete ou estofado nos bancos, enquanto os veículos de luxo tinham muitos tons e materiais nobres disponíveis.

Anos 50 e 60 – A era do Biton

Nesta época, os mais variados tons ganharam o mercado, graças ao avanço da tecnologia dos pigmentos. Pinturas de duas ou mais cores eram populares, dando margem à criatividade dos designers. O emprego de acabamentos cromados e materiais plásticos tornou o design mais sofisticado e flexível. Nesta época, as montadoras americanas tinham como chamariz a introdução de novas cores e linhas a cada novo ano/modelo.

Anos 70 – Cores psicodélicas

Esta década foi a era das cores psicodélicas e das faixas decorativas. Tons fortes e chamativos eram desejados, como verde limão, laranja, amarelo e azuis. As primeiras cores metálicas começaram a aparecer.

Ter um veículo na cor prata dava um aspecto futurista, como na foto abaixo. Porém, como os pigmentos metálicos ficavam foscos com facilidade, ao repintar uma peça danificada era necessário reparar todo o veículo, para não haver diferença de cor.

No interior, bancos de veludo ganharam espaço entre os veículos mais luxuosos e versões topo de linha, assim como o acabamento acarpetado. O vinil continuou presente nos veículos de entrada, geralmente na cor preta. Nos veículos de alto luxo foram introduzidos os bancos de couro.

Com o avanço dos materiais plásticos, a madeira começou a perder espaço, devido ao alto preço, ficando cada vez mais restrita aos veículos mais exclusivos.

Anos 80 – Bordô com interior marrom

A era dos veículos com design de linhas retas e cores escuras, com destaque para o marrom e o bege. Essas tonalidades eram usadas tanto na parte externa como interna. Tons como vinho, azul e verde escuros também caíram no gosto dos consumidores.

Com a evolução da tecnologia, as cores metálicas ganharam mais aceitação. Os cromados, a madeira e as faixas decorativas declinaram nesta década, ao passo que os acabamentos plásticos avançaram fortemente.

Os para-choques e o acabamento interno passaram a ser feitos de material polimérico, com resultados bons e ruins, dependendo do caso. O vinil caiu em desuso, sendo substituído por tecido, veludo ou couro. O design passou a ser mais limpo, com menos detalhes e acessórios como faróis de milha passaram a ser embutidos na carroceria.

No final dos anos 80 e início dos anos 90, a cor vinho fez grande sucesso, como no Ford Versailles abaixo:

Anos 90 – Verde musgo, bordô e azul marinho

As cores alegres voltaram à moda, e ter uma palheta com 20 cores à disposição do consumidor era diferencial competitivo. Alguns tons eram valorizados, como verde musgo, azul marinho e tons de cinza. Por outro lado, escolhas como roxo, laranja, amarelo, azul claro e verde limão tornavam o veículo um “mico”, dificultando ou impossibilitando a revenda.

Os acabamentos plásticos de todos os padrões ganharam espaço, enquanto os cromados eram pouco populares. Nesta década surgiram os veículos esportivos e aventureiros, além das lanternas plásticas que encampavam a traseira de ponta a ponta, muito comum em carros japoneses e americanos. Madeira passou a ser restrita a veículos de luxo e na parte interna, e os bancos de couro ficaram mais populares.

Anos 2000 – 50 tons de cinza

Esta é conhecida como a década monocromática. Como as cores berrantes costumavam desvalorizar o veículo, criou-se uma tendência por cores neutras, especialmente o prata, todos os tons de cinza, o dourado e o preto. Cores como vermelho e vinho ficavam restritos a versões esportivas. As demais dificilmente eram colocadas na palheta das montadoras, e costumavam ser rejeitadas.

O branco também não era demandado pelos motoristas por ser considerada cor típica de carro de frota ou táxi. Na década anterior, a queixa dos consumidores residia na má qualidade dos plásticos e tecidos utilizados no acabamento interno, os quais foram gradualmente trocados por plásticos emborrachados, mais agradáveis ao toque, e os bancos de couro foram democratizados nos veículos médios e até em alguns compactos.

O policarbonato permitiu maior flexibilidade aos designers para criar faróis e lanternas, além das novas tecnologias de iluminação como xenônio e LED. Observou-se nesta época uma tendência a colocar rodas maiores, de medidas de 17 polegadas em veículos médios a até 20 em SUV´s.

A cor prata é a marca dos anos 2000.

A cor prata é a marca dos anos 2000, assim como as rodas de medidas grandes e os faróis de xenônio.

Década de 2010 até os dias de hoje – Branco Pérola

Com o avanço das tecnologias de pintura, o branco é a cor da moda no momento, especialmente o tom pérola. Esta cor passa aspecto de sofisticação e limpeza, realçado pelo brilho dos metais da pintura perolizada. Em segundo lugar vem o preto, um tom clássico e sofisticado.

O prata, dourado e tons de cinza continuam bem populares, enquanto outras cores como, vermelho, azul, verde e amarelo são restritas a carros de nicho, como aventureiros e esportivos.

As lanternas e faróis de LED e sofisticação da iluminação interna e externa tem mostrado os avanços da atualidade, com luzes de todas as cores e formatos. O visual futurista que vemos nos filmes começa a tomar forma.

QUAL SERÁ A PRÓXIMA TENDÊNCIA?

As cores, tons e acabamentos variam conforme a tecnologia disponível em cada época. Com o avanço da pesquisa e desenvolvimento, é possível tornar os veículos cada vez mais bonitos e sofisticados. E você, qual acha que vai ser a próxima tendência?

Se tiver dúvidas relacionadas a manutenção adequada de seu veículo, entre em contato com a Jassa Martelinho de Ouro, pelo email contato@jassamartelinho.com.br ou pelos telefones (41) 3085-5853 / (41) 3049-4342 / WhatsApp (41) 99801-0226 e faça sua consulta sem compromisso. Ou então, venha conhecer a Jassa Martelinho de Ouro na Rua Conselheiro Dantas, 326 – Rebouças, Curitiba – PR.

Matéria adaptada do portal: https://educacaoautomotiva.com/

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