Qual a diferença de polimento e espelhamento?

Ter um carro exige diversos cuidados do seu dono, independentemente se ele é um apaixonado por automóveis ou só o vê como um bem útil para o dia a dia.

Esse cuidado mantém o estado de conservação do veículo (para o caso de uma venda, por exemplo) e promove o visual, o que garante o orgulho de possuir um carro que é admirado e desejado.

Atualmente, diversas soluções são oferecidas aos donos de carros para proporcionar um excelente estado de preservação da aparência e funcionalidades.

No caso da pintura – um aspecto tão considerado na conservação, por conta de ser o mais aparente da parte externa – serviços variados, como o polimento e o espelhamento, podem ser considerados com o intuito de manter e preservar a beleza da lataria.

Porém, as dúvidas que surgem estão ligadas às diferenças entre os dois procedimentos, como quando e por que fazer esse tipo de serviço.

Então, se você precisa corrigir imperfeições ou cuidar ainda mais do visual da pintura do seu carro, deve conhecer o que difere o polimento do espelhamento de pintura. Acompanhe conosco.

Polimento

O procedimento chamado de polimento é o mais conhecido entre os serviços oferecidos para corrigir pequenos defeitos na lataria e proporcionar um visual mais exclusivo e belo na pintura.

O polimento é indicado para pinturas manchadas, que podem ter inúmeras razões: muito tempo de exposição ao sol, ação do tempo, troca de peças repintadas, entre outros motivos que podem fazer a lataria perder o brilho.

O processo é realizado por meio de uma ferramenta que realiza rotações com itens abrasivos e polidores, de modo que há a retirada da camada de pintura que está prejudicada e a volta do brilho que havia antes no veículo. Isso acontece por conta das camadas de verniz na pintura, que são desgastadas.

Em alguns casos, o serviço pode ser bastante abrasivo e, por isso, só é recomendado em casos como os citados anteriormente, nos quais há manchas, riscos e danos maiores, já que o ideal é que a pintura receba até quatro polimentos abrasivos antes de perder todo o verniz.

O procedimento ainda pode ser realizado com lixas d’água, (são mais finas que as lixas comuns e causam menos desgaste do verniz) que também retiram os componentes que ficaram impregnados e mancharam a pintura.

Sendo assim, nem todos os procedimentos de polimento desgastam o verniz. Isso pode depender do serviço e do ferramental disponível.

Espelhamento

O espelhamento é um procedimento de pintura diferente do anterior, pois se trata de uma técnica mais complexa, refinada e, por conta disso, mais onerosa.

Como no polimento temos o desbaste do verniz, o intuito do espelhamento é o contrário: é realizado um nivelamento do verniz da pintura, trazendo um brilho mais intenso e luminoso. Dessa forma, a lataria do veículo recebe um resultado espelhado duradouro, eliminando pequenos danos como riscos, por exemplo.

Assim, é criada uma película protetora que dura em torno de seis meses, tornando a pintura como nova e até mais brilhante que a original do veículo zero quilômetro.

No processo de espelhamento, são usados produtos e materiais mais refinados do que no polimento, como massas e líquidos revitalizadores, que trabalham mais delicadamente sobre a pintura.

Assim, o efeito causado pelo espelhamento produz um tratamento superior a outras técnicas na lataria e, segundo alguns especialistas, até mesmo superior ao polimento em termos de sofisticação.

Principais vantagens

Mesmo conhecendo e entendendo o que cada um dos serviços pode oferecer em termos de resultado na pintura e lataria, é importante também conhecer as principais vantagens de cada um.

Afinal, se existe a intenção de cuidar ou reparar essa parte do carro, faz-se necessária uma comparação para decidir o melhor procedimento para cada caso.

Com o polimento, é possível garantir a reparação das manchas e riscos mais perceptíveis, porém, deve haver certa moderação e cuidado: mesmo o procedimento se mantendo, basicamente, único, várias nuances podem ser adicionadas ou modificadas para cada solução.

Então, ainda mais, deve-se ter precauções e confiança no trabalho do profissional que realizará o procedimento. Com a escolha feita, é possível aproveitar as vantagens do polimento:

  • Remove manchas, riscos e sujeira impregnada na pintura;
  • É capaz de recuperar pintura oxidada;;
  • Restaura e lustra;
  • Ajuda em uma possível valorização para revenda.
  • Protege o automóvel contra riscos e rachaduras;
  • Garante mais brilho;
  • Ajuda a conservar o aspecto original da pintura do veículo.

Como o espelhamento se trata de uma técnica mais nova e com mais tecnologia, acaba sendo mais cara e, por conta disso, fora do orçamento de muitos motoristas. Nesse caso, deve ser analisada com mais cuidado a real necessidade do processo para o veículo.

Diferentemente do polimento, que é realizado como um serviço de reparação, o espelhamento pode atuar muito antes de qualquer dano causado à pintura, afinal, a película protetora criada no procedimento tem certa duração e serve como precaução.

Ou seja, o espelhamento é recomendado, inclusive, logo após a compra de um veículo zero quilômetro e o proprietário pode refazer o processo para manter as propriedades protetivas. Se você optar pelo espelhamento, pode garantir as seguintes vantagens:

  • Potencializa e protege o brilho existente no veículo;
  • Mantém a aparência e o visual de zero quilômetro;
  • Elimina micro-riscos e arranhões da lataria;
  • Evita que sujeiras e impurezas sejam fixados à pintura.

Basicamente, as duas técnicas acabam sendo parecidas em relação aos seus objetivos e resultados na pintura. Por isso, apenas alguns detalhes podem ser considerados diferenças entre os dois, principalmente se citarmos as condições do veículo e as necessidades que o motorista tem em relação ao carro.

Fonte: http://blog.dubstore.com.br/