Quanto custa pintar um carro? (detalhes de preço e materiais)

Uma das partes mais importantes de um automóvel é a sua estética. Motivos variados para isso existem, mas se a aparência está ruim, quando custa pintar um carro?

Bem, aqui no Notícias Automotivas você já aprendeu como pintar um carro, agora vamos aos custos:

Primeiro temos que esclarecer que esta pergunta “Quanto custa pintar um carro?” pode ter várias respostas, dependendo da situação do mesmo.

Um veículo em bom estado de conservação tem de ter uma pintura condizente para manter a aparência original de quando era novo.

Existem casos em que a pintura só está ruim em determinados pontos, seja por riscos, amassados, ralados e arranhões, que deixam o aspecto visual e o acabamento da tinta bem ruins.

Assim, neste caso, pode-se mesmo partir para soluções com a mão de obra do próprio dono, tais como tirar riscos da pintura, por exemplo.

Entretanto, uma pintura completa e de qualidade, demanda a ação direta de uma oficina especializada, mais conhecida como funilaria, a mesma que faz reparação de carroceria.

Vamos esclarecer alguns pontos e apresentar os custos aproximados desse tipo de serviço, que permitirá ao carro manter seu aspecto como de original, valorizando-o e também deixando-o mais atraente e agradável ao proprietário.

Além disso, uma boa pintura ajuda a preservar o estado da lataria.

O custo de uma pintura completa de automóvel varia muito. Existem fatores que influenciam diretamente no preço do serviço, como por exemplo a habilidade do pintor e quanto ele geralmente cobra.

Existem pintores que farão o serviço por R$ 1.500 ou R$ 2.000, mas a qualidade da pintura será de acordo com o preço.

Em uma faixa de preços dessa, não espere muita qualidade. Outros pintores colocarão o orçamento na faixa de R$ 3.000 a R$ 5.000, onde a qualidade provavelmente será bem superior, com uso de cabine de pintura e outras melhorias.

E existem pintores mais experientes e detalhistas que pedirão R$ 7.000 ou até mais, especialmente no caso de pintura de carros clássicos ou especiais.

Para início do orçamento, pintar um carro terá um custo variável de acordo com o estado da pintura original do veículo. Ou seja, quanto pior o nível de degradação, que pode incluir corrosão perfurativa, maior será o custo.

Além disso, a região aonde for contratar o serviço também influi. Em regiões consideradas de alto poder aquisitivo, os serviços serão obviamente mais caros, embora haja exceções à regra.

Ou seja, em uma grande cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro, os preços podem ser bem maiores que em uma pequena cidade do interior do Nordeste, por exemplo.

No entanto, é a qualificação profissional do pintor que realmente fará a diferença entre pagar mais e ter um serviço de qualidade ou pagar menos e ter um trabalho ruim, valendo o mesmo em vice-versa.

Pintar um carro – Avaliação

Alguns fatores precisam ser analisados pelo profissional antes do serviço, o que impactará diretamente nos custos da pintura nova. Estes representam o estado geral da pintura do carro.

Assim, o pintor avaliará se a mesma possui amassados, bolhas na tinta, imperfeições na superfície em caso de repintado, arranhões, pontos de corrosão, entre outros.

Também é analisado o tipo de pintura aplicada anteriormente ao carro, que pode ser resina poliuretana ou poliéster, sendo que esta última, em caso de estado médio de conservação, pode-se aplicar a seladora para eliminar o defeito.

O excesso de massa de preenchimento também é outro fator que eleva o preço, podendo em alguns casos, ser compensado pelo uso da caneta magnética.

No caso da corrosão, será preciso fazer primeiro a funilaria do carro para então ser aplicada a pintura.

Por isso, pode ser adicionado ao custo mencionado anteriormente valores entre R$ 500 e R$ 2.500 de funilaria, fora a pintura.

Pintar somente algumas partes do carro geralmente sai mais caro proporcionalmente, mas se o impacto da mudança de cor ou mesmo uma repintura completa, alterar demais as características do veículo, então é melhor analisar com cuidado o que irá fazer.

Material
Base

Para pintar um carro, o material a ser utilizado basicamente é composto de base, tinta e verniz. No primeiro caso, uma lata de um litro custa em torno de R$ 25,00.

Para pintar um sedã médio, por exemplo, são necessárias em torno de quatro a cinco latas. A base é importante por fornecer uma pintura clara e neutra à superfície da carroceria.

Nesse caso, a base evita que se adicione uma segunda camada de tinta ao carro, necessidade que existe apenas se a base não for aplicada.

Portanto, só a base de poliéster ou Primer PU pode demandar um custo de cerca de R$ 100,00.

Tinta

A tinta varia de preço de acordo com o tipo e marca, além de certas especificações. Um carro, no caso sedã médio, pode ser pintado com spray ou tinta pulverizada junto com o Primer PU e depois o verniz.

No caso do spray, cada latinha pode custar a partir de R$ 8,00 e, num carro desse porte, gastando em torno de 25 latas.

O custo médio do litro da tinta pulverizável pintar um carro é de R$ 35,00, em torno de 11 litros de tinta com média de três camadas de tinta são necessárias em um carro de porte médio.

Até quatro camadas são consideradas aceitáveis numa pintura tradicional de veículos, o que pode elevar ainda mais os custos.

Verniz

Por fim, o verniz automotivo é utilizado para pintar um carro na mesma quantidade de tinta aplicada à pintura, tanto por spray quanto por pulverização, que é considerada melhor.

A lata de spray sai em média R$ 12,00, enquanto uma lata de 900 ml custa em torno de R$ 35,00. Existem alguns kits no mercado com latas de 900 ml para Primer Pu, tinta e verniz, custando em torno de R$ 250,00.

No final, o custo total apenas com material pode chegar a R$ 100,00 de base, R$ 200,00 de tinta spray ou R$ 385,00 de tinta pulverizável.

O verniz custará em média R$ 300,00 na forma de spray ou R$ 385,00 em tinta comum. No final, pintando-se com tinta pulverizada, o custo chega a R$ 870. No spray sai por R$ 600.

Tudo isso sem contar a mão de obra, que precisa ser pesquisada, pois, varia de profissional, oficina e região. O material de proteção e pintura é de propriedade do pintor, geralmente.

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